O que é Miopia?
O sistema óptico do olho tem muita convergência, fazendo com que o foco do objeto ocorra na frente da retina. Há necessidade de aproximar o objeto para enxergar melhor. A visão de longe fica dificultada, como para dirigir e enxergar no quadro da sala de aula.
Na miopia axial os olhos são mais longos, isso pode levar à alterações de retina, glaucoma e catarata precoce.
Atualmente com o uso excessivo de tecnologia, como celulares e computadores e com a diminuição de atividades ao ar livre, houve um “boom” nos casos de miopia.
Estima-se que em 2050 metade da população mundial vá ser acometida por este distúrbio.
Devido a estes dados, se faz necessário diagnóstico, acompanhamento e tratamento precoce para evitar evolução da mesma, sempre que possível.
Medidas ambientais e de comportamento, tratamento farmacológico nos casos indicados, podem atenuar ou evitar a progressão.
A correção se faz com óculos, lentes de contato e, para casos estáveis, com idade mínima permitida, cirurgia.
O que é Hipermetropia?
É uma condição óptica em que o foco é alcançado atrás da retina. Os sintomas podem ser de dificuldade visual para longe e, principalmente perto, com agravamento nas atividades de leitura e computador, gerando borramento, cefaléia e cansaço visual.
Ao nascimento ocorre uma hipermetropia fisiológica, que vai desaparecendo até a adolescência, sendo que pode reaparecer em torno dos trinta anos.
O tratamento depende da faixa etária e da condição ocular. Pode-se usar os recursos de óculos, lente de contato e cirurgia conforme avaliação individual.
O que é Astigmatismo?
Ocorre quando existem dois pontos focais, sendo um na retina e outro anterior ou posterior a ela, e também quando os dois incidem fora da retina. Ele pode também ser regular ou irregular dependendo do acometimento das estruturas do olho e frequentemente está associado a miopia ou hipermetropia.
A pessoa com astigmatismo pode ser assintomática se o grau for baixo ou, se for mais alto, perceber distorção nas imagens, cansaço visual ou mesmo cefaléia. O tratamento consiste em óculos, lentes de contato ou cirurgia.
Qual o tratamento para Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo?
Podem ser tratados com óculos, lentes de contato e cirurgia.
A cirurgia de correção destas ametropias se chama cirurgia refrativa. Ela é realizada no bloco cirúrgico, com anestesia local (colírio).
É usado o aparelho de Excimer Laser através da técnica de Photorefractive Keratectomy-PRK.
O paciente sai do procedimento usando uma lente de contato gelatinosa, mantida por 5 dias. Revisões são feitas nos dias 1, 5, 15 e 30, podendo mudar conforme avaliação de cada caso. O paciente pode retornar às suas atividades em torno de 4 dias e solicita-se cuidado com exposição ao sol por três meses.