O que é Catarata?
Ocorre quando o cristalino, que é a lente natural do olho fica opacificada. Acontece como parte do processo natural de amadurecimento, mas pode também ser decorrente de muitos outros fatores, como traumatismo ocular, infecções intrauterinas, diabetes, uso de corticosteróides, alta miopia e outros. Ela gera difusão da imagem na retina, ocasionando dificuldade visual, falta de foco e diminuição da percepção correta das cores.
Qual o tratamento para Catarata?
O tratamento é cirúrgico. A técnica utilizada é a mais moderna, chamada de facoemulsificação, com aparelho de ultrassom e implante de lente intraocular através de pequena incisão. O implante de lente é utilizado para substituir o cristalino opaco. Pode-se optar por utilizar lentes intraoculares que corrijam as alterações refrativas preexistentes, até mesmo a presbiopia (dificuldade para perto). Quando bilateral, se faz um intervalo de 7 a 15 dias entre as duas cirurgias. O paciente vai usar colírio por 30 dias.
Capsulotomia com Yag Laser
Meses ou anos após a cirurgia de Catarata, o paciente pode notar diminuição da visão novamente. Isto pode ser devido a opacificação da cápsula posterior do cristalino, que ocorre por migração celular, mais comum, quanto mais jovem for o paciente.
O tratamento é feito através de uma sessão de Nd-Yag Laser, sem necessidade de bloco cirúrgico.